segunda-feira, 30 de abril de 2012

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO NA OAB

 

Oi galera, vejo que muita gente tem dúvidas de como retirar o certificado de aprovação na OAB, principalmente quem está no 9º e 10º períodos da faculdade. Pois bem, após a publicação da lista preliminar e da lista final de aprovados, estas são encaminhadas para as OAB Seccionais.
As listas são mandadas no mesmo dia, então uma vez publicada a lista, você aprovado, pode ir direto em uma OAB Seccional ou Subseção e requerer a expedição do seu certificado de aprovação na OAB.
As dúvidas mais frequentes entre os aprovados e 'quase-advogados' é o valor, prazo e documentos necessários, e claro que também vou falar sobre isso. Então, não se paga nada pelo certificado é totalmente gratuito.
O prazo é de 5 dias se requerido na Subseção e de 2 dias se requerido na Secccional. (Pelo menos aqui no Rio de Janeiro). Lembrando ainda, que aqui no Rio, se você solicitar na Subseção, de qualquer forma vai ter que ir na Seccional retirâ-lo.
Os documentos necessários são cópia da identidade e cópia do diploma ou cópia da declaração de colação ou ainda, no caso de não formados, cópia da declaração de matrícula e período. - Cópias simples, não precisa autenticar.
O requerimento pode ser feito atráves de petição assinada pelo requerente ou por preenchimento de formulário.

Feito isto, e transcorrido o prazo de confecção do certificado, vocês podem ir diretamente na OAB já portando os documentos necessários para INSCRIÇÃO e requerê-la. Os documentos necessários para inscrição estão no site da Seccional de seu estado, pois variam. Lembrando que quem já tem inscrição de estagiário, o processo é mais rápido.


Boa semana Doutores.

10 comentários:

  1. Caro Marcelo,

    fui aprovado no exame do início de 2012 e gostaria de saber se há algum prazo para a retirada de declaracao.

    Estou cursando o 10º período no momento, à época do exame eu estava cursando o 9º.

    Obrigado pela atenção.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Dr. Rambrandt,

    Fica pronto em 5 dias.

    Mas há seccionais que fazem em 48 horas.

    Vai depender do número de aprovações do seu Estado.

    ResponderExcluir
  3. Existe algum prazo para inscricao? Existe validade do certificado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O Prazo é indeterminado uma vez aprovado no exame. E o certificado não tem validade a não ser a do tempo que durar o papel.

      Excluir
  4. Dr. Gostaria de saber se quando sair o resultado preliminar já poderei requerer o certificado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Somente há a confirmação da lista de aprovação após a publicação do resultado final.

      Excluir
  5. Prestei a prova em São Paulo,, onde conclui a faculdade, porém, retornei para o meu domicílio no Rio de Janeiro. Posso retirar o certificado no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Somente na Seccional indicada no ato da inscrição no Exame de Ordem, ao seu caso São Paulo.

      Excluir
  6. Boa Tarde, passei no exame de ordem quando estava no 9º semestre e por conta de alguns problemas familiares não conseguirei concluir o curso no período normal, tendo assim, que prolongar mais um semestre por conta de DPs, com isso, eu perderia o exame prestado no qual passei?

    ResponderExcluir
  7. Ola Marcelo.

    Perdi o Prazo para requerimento do certificado de aprovação do exame da ordem XIII, to desesperada, não sabia da existência desse prazo, achei que demoraria.
    O que eu faço? Perco minha aprovação?

    ResponderExcluir